Quando compramos o primeiro smart com Android, “NOSSA”, é inesquecível, nossos olhos brilham, ficamos sem palavras para descrever a sensação que sentimos quando estamos mexendo nele, os segundos viram horas, é tudo maravilhoso e etc, etc, etc...
Mas o tempo passa, a gente vai querendo explorar mais o aparelho, e ai que se deparamos com as restrições! Restrições? Sim, restrições que colocam no Android para que o usuário final não modifique quaisquer arquivos que possam impossibilitar seu funcionamento.
E quanto ao ROOT, o que ele tem a ver com isso?
Pois bem, um aparelho “rootado” significa que NÃO existem restrições, ou seja, antes de rootado você não tinha privilégios de administrador, era somente um “convidado”.
Mas qual a vantagem do root, já que colocam restrições para o usuário final não danificar o aparelho?
As vantagens? Não parece, mas são muitas! Veja a seguir:
Overclock e Underclock: isso mesmo, você vai poder alterar a frequência do processador de seu android, deixando-o da maneira mais satisfatória para seu uso.
Backup: quer fazer um backup e poder salvar dados de aplicativos e configuração para que depois de atualizar o SO do smart você possa jogar seu game favorito do ponto que parou.
ROMs customizadas: você vai poder instalar uma ROM que vai deixar seu android com uma cara totalmente renovada. Precisa de mais desempenho? Instale uma ROM que é otimizada para o processamento de dados. Seu smart gasta muita bateria, instale uma ROM otimizada para a economia de energia, e assim por diante...
Excluir apps de fábrica: alguns aplicativos que vem de fábrica não ajudam em nada e somente deixa seu android mais lento, por que não excluir? Com o aparelho rootado você pode!
Infinidade de aplicações: Quer jogar no seu smart com um controle de PlayStation, com o aparelho rootado pode! Apagou uma musica, um vídeo ou alguma foto e deseja recuperar, então você pode!
Mas, quanto à garantia, eu vou perder se aplicar o root?
Esta questão eu não saberei responder ao certo, pois existem varias respostas para esta pergunta!
Algumas pessoas dizem que não perde a garantia se o aparelho estiver rootado a não ser que você descuidadamente instale um vírus e este poderá estragar o hardware do aparelho.
Já outros dizem que apenas aplicando o root a garantia fica invalida, nesse caso é só fazer UNROOT (processo que deixa o aparelho do jeito que era antes).
Enfim, se você acha que esses benefícios não vão fazer falta ou esta com medo de estragar o aparelho, então melhor não aplicar o root. E para aqueles que pretendem fazer no seu smart só digo uma coisa: O céu é o limite!
2 comentários:
Fiz o root no meu smart, só que estou tendo dificuldade em mexer. Quais os app que devo apagar? E quais devo instalar pra melhorar?
Olá! Muitas coisas podem ser mudadas, como, instalar o “titanium backup” para desinstalar aplicativos que vem junto com o smart (jogos demo, ou qualquer aplicativo que o Android possui, por exemplo, o navegador, seu teclado. Pois você deve ter cuidado para não excluir algum app do sistema e estraga-lo). Também pode alterar a velocidade do processador com o “set cpu” ou o “overclock”, aumentando a velocidade para ele ficar mais rápido ou diminuindo para economizar bateria. Instalar o “chainfire” para melhorar o desempenho de muitos jogos (você altera a qualidade dos gráficos), este dependo do modelo de seu dispositivo e as ROMs que são edições do Android criadas por entusiastas, um exemplo é o Galaxy y GT-S5360 que já tem ROM do Android 4.1 sendo que a Samsung não liberou outra a não ser a 2.3.x! Mais adiante vou fazer uma matéria falando sobre um pouco mais, flw.
Postar um comentário